terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CREIO EM JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS


         O Símbolo dos Apóstolos, depois de proclamar a fé da Igreja em Deus Pai e Criador, continua expressando a mesma fé “em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor”. Tanto nesta versão do Credo como no Símbolo de Niceia-Constantinopla, a parte que se refere ao Filho é a mais longa. Nela são repassados os mistérios da incarnação de Jesus Cristo (que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria), da sua acção salvadora e redentora (padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia) e da sua glorificação e poder de julgar (subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos).

         Estes mistérios da vida de Cristo e da sua acção em favor da humanidade são celebrados ao longo de todo o ano, mas podemos também situá-los nos principais tempos e festas litúrgicas: a incarnação, no Natal; a acção salvadora e redentora, no Tríduo Pascal; a glorificação e poder de julgar, na Ascensão e também na solenidade de Cristo Rei.

            Em pleno Ano da Fé, neste tempo do Advento que nos conduz ao Natal, somos convidados a aprofundar de modo especial o mistério da incarnação do filho de Deus: quem é Jesus Cristo, porque é que Ele se fez homem, que veio fazer a este mundo, o que significa a palavra incarnação (ou encarnação)? O Catecismo da Igreja Católica (CIC) responde:

«Dado pelo Anjo no momento da Anunciação, o nome “Jesus” significa “Deus salva”. Exprime a sua identidade e a sua missão, “porque é Ele que salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21). Pedro afirma que “não existe debaixo do céu outro Nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos” (Act 4,12)» (Compêndio do CIC, n.º 81).

«“Cristo” em grego, “Messias” em hebraico, significa “ungido”. Jesus é o Cristo porque é consagrado por Deus, ungido pelo Espírito Santo para a missão redentora. Ele é o Messias esperado por Israel, enviado ao mundo pelo Pai. Jesus aceitou o título de Messias, precisando porém o seu sentido: “descido do céu” (Jo 3,13), crucificado e depois ressuscitado, Ele é o Servo Sofredor “que dá a sua vida em resgate pela multidão” (Mt 20,28). Do nome Cristo é que veio para nós o nome de cristãos» (Compêndio do CIC, n.º 82).

«O Verbo fez-Se carne para nos salvar, reconciliando-nos com Deus» (CIC, n.º 457); «O Verbo fez-Se carne, para que assim conhecêssemos o amor de Deus» (n.º 458); «O Verbo fez-Se carne, para ser o nosso modelo de santidade» (n.º 459); O Verbo fez-Se carne, para nos tornar «participantes da natureza divina» (n.º 460) (cf. Compêndio do CIC, n.º 85).

«A Igreja chama ‘Encarnação’ ao mistério da admirável união da natureza divina e da natureza humana na única Pessoa divina do Verbo. Para realizar a nossa salvação, o Filho de Deus fez-se ‘carne’ (Jo 1,14) tornando-se verdadeiramente homem. A fé na Encarnação é o sinal distintivo da fé cristã» (Compêndio do CIC, nº 86; cf. CIC, n.º 461).

Neste tempo, reflectimos também sobre o significado da sua primeira vinda e da segunda, a que chamamos Parusia, em que Ele virá com toda a sua glória julgar os vivos e os mortos. A este propósito, convido os leitores a ler (ou a reler) as reflecções sobre o Advento publicadas no blogue DUC IN ALTUM  (http://maranus2005.blogs.sapo.pt/), uma que tem por título O Advento convida-nos à esperança (6 de Dezembro de 2009) e a outra com o título As três vindas de Cristo (22 de Dezembro de 2009).

Na solenidade do Natal, na Missa do Dia, escutaremos, não a narração do nascimento de Jesus conforme vem relatado nos Evangelhos de São Mateus e de São Lucas, mas o belíssimo prólogo do Evangelho de são João (Jo 1, 1-18), que numa linguagem profundamente teológica, nos diz quem é este Jesus Cristo que nós adoramos como Filho de Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Procuremos escutar com atenção esse texto, meditando bem nas suas palavras. Será uma das melhores formas de vivermos e celebrarmos o mistério do Natal do Senhor.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário