quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ESTA É A NOSSA FÉ - I


Da Sagrada Escritura, dos Padres da Igreja, dos documentos do Magistério e da vida de muitos que para nós são modelo de fé e de vida cristã, iremos colhendo citações e ensinamentos que nos ajudem a aprofundar a nossa fé.
É mais um contributo para a vivência do Ano da Fé. Publicamos hoje o primeiro texto, sobre o Símbolo da fé (o Credo):
 
«Na instrução e profissão da tua fé, abraça e conserva sempre só aquela que a Igreja agora te entrega e que é fundamentada em toda a Escritura. Nem todos podem ler a Escritura, uns porque não sabem e outros porque estão demasiadamente ocupados. Por isso, a fim de que ninguém pereça por causa da ignorância, resumimos todo o dogma da fé nos poucos versículos do Símbolo.
Conserva em tua memória estas palavras tão simples que ouves agora, e a seu tempo buscarás na Escritura o fundamento de cada um dos artigos. Este símbolo da fé não foi composto segundo o parecer dos homens; as verdades que ele contém foram seleccionadas entre os pontos mais importantes de toda a Escritura e resumem toda a doutrina da fé. E assim como a semente da mostarda, apesar de ser um grão tão pequeno, contém em gérmen muitos ramos, também o símbolo da fé condensa em breves palavras o núcleo de toda a revelação contida tanto no Antigo como no Novo Testamento».
 
(Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo – século IV)

Sem comentários:

Enviar um comentário