sábado, 8 de setembro de 2012

PLANO DE FORMAÇÃO SISTEMÁTICA

Recomendando vivamente a sua utilização, divulgamos este plano de formação que nos foi enviado pelo ISCRA de Aveiro e que é um óptimo meio de formação através da Internet.




PLANO DE FORMAÇÃO SISTEMÁTICA
Dirigido a Agentes de Pastoral e demais Cristãos

É com muito gosto que o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA), centro associado do Instituto Internacional de Teologia a Distancia (IITD), Madrid-Espanha, vem até si para o informar que abriu no presente mês de Agosto e até 29 de Setembro, as matrículas nacionais para o curso do Plano de Formação Sistemática que é dirigido, exclusivamente, a Agentes de Pastoral: Catequistas, Grupos Corais, Vicentinos, Grupos Cáritas, Leitores, Visitadores de Doentes, Ministros Extraordinários de Comunhão, Voluntários Hospitalares, etc. e demais leigos. Este Plano destina-se a conferir aos Agentes, no ativo ou em vias de assumir uma responsabilidade, uma formação cristã e pastoral que garanta uma maior fidelização à missão que a comunidade solicita.

Este Curso, que é ministrado na modalidade de Ensino à Distância, está formado por um Tronco Comum (constituído por quatro disciplinas) seguido de uma Especialização Pastoral (cujo número de disciplinas varia segundo a especialidade escolhida). O Ensino à Distância permite ao Agente Pastoral estudar em casa, através de Manuais (em português) facultados pelo ISCRA, e com o acompanhamento (via e-mail) de um professor/tutor para cada uma das disciplinas. Findo o estudo do Tronco Comum, e na mesma linha metodológica, o Agente Pastoral escolhe a Especialização que quer estudar, segundo a atividade pastoral que desenvolve, ou que venha a desenvolver, na comunidade cristã e para o qual lhe foi pedida uma maior e melhor preparação.

As turmas a constituir podem ser organizadas por cada uma das Dioceses do País, sob a supervisão do ISCRA. Se numa comunidade cristã, ou no conjunto das comunidades de uma Vigararia, ou Arciprestado, se conseguir uma turma de, pelo menos, 30 Agentes de Pastoral, depois de um diálogo prévio entre a Direção do ISCRA e o Pároco, o Vigário ou o Arcipreste, poderá constituir-se um polo do PFS nessa paróquia, vigararia ou arciprestado, concedendo aos párocos desse território a possibilidade, caso assim o desejem, de serem eles próprios os tutores das disciplinas. Os alunos podem, também, matricular-se a título individual diretamente no ISCRA. Em ambos os casos as garantias de acompanhamento pedagógico estão salvaguardadas.

No final deste Curso, o Agente de Pastoral obterá um Diploma, outorgado pelo IITD, que o credencia para o exercício do serviço ou ministério eclesial para o qual se preparou.

Cordialmente,

ISCRA
Serviço de Divulgação

MAIS INFORMAÇÕES:

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS RELIGIOSAS DE AVEIRO
Av. de João Jacinto de Magalhães - Edifício do Seminário de Santa Joana Princesa
Apt.º 323 – 3811-905 AVEIRO
Tlf: 234 379 880 / 924 378 131 / Web: www.iscra.pt / E-Mail: iscra@netvisao.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário