quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CONFERÊNCIA DA QUARESMA NO SEMINÁRIO DE VILA REAL


Integrada nas actividades do Centro Católico de Cultura, vai-se realizar no dia 23 de Março, pelas 21 horas, uma Conferência Quaresmal, no Seminário de Vila Real. Essa conferência estará a cargo do senhor Padre Arlindo Magalhães, doutorado em Pastoral e, desde há muitos anos, responsável pela Comunidade da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
Fazendo parte do Curso da Escola Diocesana de Educação da Fé, esta Conferência Quaresmal é dirigida não apenas aos que frequentam as aulas, mas a todos os que pretendam aprofundar a sua fé com os meios colocados ao seu alcance. Tendo como pano de fundo a nova evangelização, o conferencista abordará os seguintes temas:
1. É urgente recentralizar o Baptismo na acção pastoral da Igreja em Portugal e dar início a uma verdadeira “iniciação cristã inspirada na pedagogia catecumenal da fé”.
2. Poderá o domingo ser a “ponta da meada” capaz de desembaraçar a “pastoral de manutenção” da Igreja em Portugal, abrindo caminho a uma nova evangelização?
Tendo nascido no Porto em 1944, o Padre Arlindo de Magalhães Ribeiro da Cunha, depois da sua ordenação sacerdotal, trabalhou como formador no Seminário Maior do Porto. Foi depois nomeado pelo então Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, como Presbítero da Comunidade da Serra do Pilar. Defendeu a sua tese de doutoramento na Pontifícia Universidade de Salamanca, sobre São Gonçalo de Amarante e o seu tempo e é Docente de Pastoral na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário