terça-feira, 5 de janeiro de 2021

CONVITE DO CCC E DA CDJP

O CENTRO CATÓLICO DE CULTURA E A COMISSÃO DIOCESANA JUSTIÇA E PAZ DA DIOCESE DE VILA REAL têm o prazer de o(a) convidar para a conferência com o título “O Evangelho da Criação: A Casa Comum segundo a Laudato Sí”, a realizar no dia 8 de Janeiro de 2021 às 21h00, através da plataforma Zoom.

Esta conferência, a cargo do Doutor José Carlos Carvalho, Professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), marca o início das actividades formativas do segundo trimestre do Centro Católico de Cultura e é mais um contributo para a reflexão sobre a Laudato Sí proposta aos organismos diocesanos, no âmbito do triénio comemorativo do centenário da Diocese.

Resumo da conferência:
«O Papa Francisco, na Laudato Sí, coloca a pessoa no centro, citando Gen 1, 26 como afirmação da centralidade da dignidade humana (a pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus), e cita Gen 1, 31 para ressaltar a beleza e a bondade da criação: a partir daí reflecte sobre o bem comum e sobre o destino universal dos bens.
Ambas as realidades têm implicações sociais e geracionais, que são tratadas, não apenas na segunda parte da encíclica, mas também na exortação apostólica sobre a Amazónia, por exemplo.
Importa partir dos textos bíblicos do Génesis, explorando os desafios e as repercussões que daí resultam: o lugar da liberdade, o lugar da terra, o lugar da pessoa, a relação com a natureza criada.
O evangelho da criação é uma boa notícia sobre o criado, com exigências e direitos, que permite uma leitura crítica da cultura contemporânea. Aí a temática da casa comum e do bem comum aportam muitas outras questões: a relação entre cultura e política, entre autonomia e heteronomia, entre natureza e criação, entre fragilidade e grandeza, entre história e natureza, entre técnica e fragilidade» (Doutor José Carlos Carvalho).

A conferência será aberta a todos os que quiserem participar, por isso pedimos que façam dela a máxima divulgação em todas as Paróquias da Diocese.

Link Zoom
https://us02web.zoom.us/j/86432436013
ID da reunião: 864 3243 6013

Sem comentários:

Enviar um comentário