quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ENCONTROS DO ANO DA FÉ EM VILA REAL

Serões com sabor a fé, tendo como tema os documentos do Concílio e o Catecismo da Igreja Católica

Quartas-feiras, 21h00, no Auditório do Centro Católico de Cultura - Seminário de Vila Real

14 de Novembro: Creio na vida eterna

Ressurreição e Vida Eterna
Algumas considerações sobre as coisas do fim.

No início do mês de Novembro, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos e comemora os Fiéis Defuntos. Aproveitei estarmos a viver este tempo litúrgico para restringir o tema do nosso encontro (A Vida Eterna) a duas questões: a Ressureição e o Purgatório.
A escolha da Ressureição deve-se às dificuldades e incompreensões que esta levanta, hoje em dia, nos meios católicos. Também escolhi o tema do Purgatório por estarmos no «mês das almas», tempo em que se coloca a questão da permanência e da transformação dos laços que nos unem aos que já partiram.
Todavia, não se pode abordar estes dois temas sem refletir no Mistério Pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele é a única chave de compreensão e por isso será a primeiro ponto do nosso encontro.

1.      A Ressurreição de Cristo – um foco de luz
Para um cristão, a vida após a morte não é um mito, é uma realidade. É pela fé na Ressurreição de Jesus Cristo que podemos alcançar uma resposta para as perguntas sobre o sentido último da vida. Em Jesus de Nazaré algo de absolutamente novo e impensável realizou-se: "Ele ressuscitou! Ele não está aqui "(Mc 16,6).
Jesus Cristo, o primogênito dentre os mortos (cf. Col 1,18) é o fundamento da nossa esperança de que a vida é mais forte que a morte. A Ressureição de Cristo é um foco de luz que ilumina a vida dos crentes e subverte o sentido da morte porque a partir dela, da Ressureição, a vida e a morte de Cristo entendem-se como uma vida e morte para nós.
Se Cristo não ressuscitou, diz Paulo, a pregação dos Apóstolos é vã (1 Cor 15,14.17). Paulo chama ao Ressuscitado "primícias" dos que morreram. O que aconteceu com Cristo é o penhor e a garantia do que acontece com os crentes. "Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25).

2.      A Ressurreição dos Corpos - O que é que ressuscita?
Tal como os coríntios, não conseguimos deixar de nos interrogar sobre a forma de como a ressurreição é possível. Qual é a relação entre o nosso corpo atual e o corpo da nossa ressurreição? Teremos o mesmo corpo ou um corpo diferente?
A melhor resposta poderia ser esta: o corpo é simultaneamente o mesmo e outro.
A pessoa humana é criada por Deus como uma unidade indivisível de corpo e alma. Esperamos a sua reunificação final no último dia, para além da separação física que acontece na morte. Se o corpo é uma parte integral da pessoa humana, uma ressurreição plenamente pessoal deve envolver o corpo e a alma.
Desde São Paulo, na Carta aos Coríntios, até à teologia pós-conciliar e passando pela Soma Teológica de São Tomás de Aquino, a Tradição Católica tenta pensar essa continuidade e essa rutura.
Para São Gregório de Nissa, por exemplo, a alma dá ao corpo uma forma distinta e, tal um carimbo ou um selo, configura o corpo. É pelo meio dessa impressão que o corpo expressa o caráter espiritual da pessoa. Durante a nossa vida terrena, os componentes físicos do nosso corpo mudam várias vezes, mas na medida em que a forma impressa pela alma tem uma continuidade que não é afetada por essas mudanças físicas, podemos realmente dizer que nosso corpo permanece o mesmo. Há uma continuidade corporal genuína dada pela alma.
Na ressurreição, diz São Gregório, a alma vai cunhar o nosso corpo ressuscitado com o mesmo selo com que foi cunhado nesta vida. Não é necessário que os mesmos fragmentos materiais sejam reunidos; o mesmo selo é suficiente para que o corpo seja o mesmo. Entre o nosso corpo presente e o nosso corpo ressuscitado, haverá, de fato, verdadeira continuidade, contudo essa continuidade não deve ser interpretada de forma materialista.
No entanto, se o corpo é o mesmo na ressurreição, também será diferente. Como diz São Paulo: "Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual" (1 Cor 15,44). "Espiritual" aqui não deve ser interpretada como " não material ". O corpo ressuscitado será sempre um corpo material, mas, ao mesmo tempo, será transformado pelo poder do Espírito, e assim ficará livre de todos os limites da materialidade tal como a conhecemos hoje. Conceber as características dessa matéria assumida pelo Espírito está para além do poder da nossa imaginação. «O que nós seremos ainda não foi revelado» (1 Jo 3:2).

3.      A Ressurreição dos que já partiram - o Purgatório e o Corpo Glorioso de Cristo
A tradição da Igreja e o testemunho do Antigo e do Novo Testamentos dizem-nos que a oração pelos mortos é uma expressão de fé que permite aos vivos afirmar que a morte física não é o fim da vida, que há sempre algo para além da morte física (Jo 11, 25-26).
A oração é dirigida a Deus, por todos os mortos cuja fé só Deus conhece (Oração Eucarística IV) por isso não se trata aqui de orar para influenciar a decisão de Deus acerca dos que morrem.
A oração pelos mortos é uma expressão de solidariedade entre os vivos e os mortos, através do único Mediador que é Jesus. Para o cristão tudo é vivido na fé em Jesus Cristo, nada há que possa ser excluído dessa fé, nem mesmo a memória do falecido, cuja vida não é "destruída", mas transformada.
Os laços tecidos entre os crentes, na participação do Corpo e Sangue de Cristo nunca são quebrados pela morte. A oração pelos mortos, permite-nos reavivar esses laços. O fundamento dessa expressão de fé está na Ressurreição de Cristo e na Comunhão dos Santos realizada em Cristo.

Para além dos autores já citados pode-se consultar:
Comisión Teológica Internacional, algunas cuestiones actuales de escatología, 1992
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_1990_problemi-attuali-escatologia_sp.html
Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, carta sobre algumas questões respeitantes à escatologia,1977
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19790517_escatologia_po.html

Henrique Oliveira


28 de Novembro: História da catequese
14 de Dezembro: Apresentação de "Jesus de Nazaré - A infância de Jesus"
2 de Janeiro: Lumen Gentium
23 de Janeiro: Gaudium et Spes
20 de Fevereiro: Dei Verbum
6 de Março: Sacrossantum Concilium
20 de Março: Catecismo da Igreja Católica

Abertos a todos os que quiserem aprofundar a sua fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário